segunda-feira, 11 de novembro de 2013

compartilhando!

O PODER DA ORAÇÃO DE FÉ

Hudson Taylor falou na Conferência de Nova Iorque sobre a fonte de Poder para MISSÕES CRISTÃS e deu um exemplo do que é O PODER DA ORAÇÃO DE FÉ.
Cito, abaixo, uma boa parte do seu discurso:

"O PRÓPRIO DEUS É A GRANDE FONTE DE PODER. Além disso, o Poder de Deus é um Poder Acessível. SOMOS UM POVO SOBRENATURAL, NASCIDO DE NOVO mediante um nascimento sobrenatural, MANTIDO POR UM PODER SOBRENATURAL, sustentado com ALIMENTO ESPIRITUAL, ensinado por um PROFESSOR SOBRENATURAL através de UM LIVRO SOBRENATURAL."

Somos conduzidos por um Capitão sobrenatural em veredas retas que levam a vitórias seguras. O Salvador ressurreto, antes de subir aos céus, disse a seus discípulos:
 
"RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO." (Atos 1:8)
 
Poucos dias mais tarde, em resposta à oração conjunta e incessante, o Espírito Santo desceu sobre eles e encheu a todos. LOUVADO SEJA DEUS, ELE CONTINUA CONOSCO.

O Poder dado não é um dom do Espírito Santo, Ele mesmo é o Poder. Hoje, ELE PERMANECE TÃO DISPONÍVEL e TÃO PODEROSO QUANTO NO DIA DE PENTECOSTES.

Mas será que a Igreja, desde os dias antes do Pentecostes, já colocou de lado qualquer outro trabalho e ficou à espera dEle por dez dias para que esse poder pudesse manifestar-se? Não houve falha neste ponto?

Temos dado muita atenção a Métodos, Maquinaria e Recursos, e pouca à fonte de Poder - O ENCHER DO ESPÍRITO SANTO.

Penso que concordarão comigo que esta é a grande fraqueza de hoje e tem sido ponto fraco.

TEMOS ORDEM DE ENCHER-NOS COM O ESPÍRITO

Se não estivermos cheios, estamos vivendo, então, em desobediência e pecado, e a causa do nosso pecado é a mesma da antiga Israel - O PECADO DA INCREDULIDADE.

AGUARDAR EM DEUS NÃO É PERDA DE TEMPO
Quero referir-me a uma pequena reunião de cerca de doze homens na qual me deram permissão para tomar parte, em novembro de 1886. Nós, da China Inland Mission, estávamos sentindo grande necessidade da orientação divina em questões de organização e reforço no campo.
Reunimo-nos antes da conferência para passar oito dias aguardando juntos em Deus, quatro dias alternados seriam dias de JEJUM e ORAÇÃO.

Fomos levados a orar por cem missionários a serem enviados pela nossa Junta Inglesa, durante 1887. Em relação ao nosso Movimento de Avanço, necessitávamos pedir US$ 50 mil a Deus, além do total do ano anterior. Fomos guiados a orar para que isto viesse em grandes quantias, a fim de que nossa equipe não ficasse muito oculpada com os agradecimentos pelas contribuições.

Qual foi o resultado?

Deus nos enviou ofertas de serviço por parte de mais de 600 homens e mulheres durante o ano seguinte, e aqueles considerados prontos e adequados foram aceitos e enviados para a China. No final do ano, exatamente cem voluntários haviam partido!

Fizemos uma reunião de ação de graças pelos homens e pelo dinheiro.

O Poder do Deus Vivo É UM PODER ACESSÍVEL

Podemos chamar por Ele no Nome de Cristo, com a segurança de que se formos ensinados pelo Espírito em nossas orações, essas orações serão respondidas.

Onde e como o segredo dessa oração de fé foi aprendido?
Teria sido um dom concedido pelo favor divino a um indivíduo escolhido, que outros não podem esperar receber? Ou seria O RESULTADO DE TREINAMENTO E PRÁTICA, A RECOMPENSA PELA FIDELIDADE EM PEQUENAS COISAS, PARA ENSINAR-NOS QUE NÓS TAMBÉM PODEMOS ANDAR PELO MESMO CAMINHO?

Foi de fato um dom, da mesma forma que toda graça é um dom de Deus concedido em medidas diferentes, segundo se agrada. Mas foi ao mesmo tempo O RESULTADO DE UMA VIDA DE PROVAÇÕES e OBEDIÊNCIA, através da qual o dom que fora apenas uma semente pequenina, oculta e inconsciente se desenvolvera. ELE CRESCEU FORTE, A FIM DE QUE TODOS OS FILHOS DE DEUS FOSSEM ENCORAJADOS A ANDAR NOS SEUS PASSOS, com a segurança de que para cada um, na sua medida, o caminho da oração que prevalece continua aberto.

Taylor aprendeu essa oração:

Alguns meses depois da minha conversão, numa tarde desocupada, retirei-me para o meu quarto, A FIM DE PASSAR O TEMPO EM COMUNHÃO COM DEUS. Lembro-me bem dessa ocasião. Na minha alegria íntima, DERRAMEI MINHA ALMA DIANTE DE DEUS. Confessei repetidamente meu amor cheio de gratidão a Ele que TUDO FIZERA POR MIM. Deus me salvara quando eu havia perdido toda a esperança e até o desejo de salvação. Eu Lhe pedi que me desse algum trabalho para fazer para Ele, como uma válvula de escape para o meu amor e gratidão: Algum serviço de autonegação, qualquer fosse ele, por mais difícil ou mais trivial que pudesse ser.

Pedi algo que O agradasse e que fosse possível fazer diretamente para Ele que fizera tanto por mim.

Lembro-me bem como me consagrei sem reservas, minha vida, meus amigos, meu tudo sobre o altar, e a profunda solenidade que invadiu minha alma com a segurança de que minha oferta fora aceita. A Presença de Deus tornou-se inefavelmente real e abençoada. Embora eu fosse um rapazinho de apenas quinze anos, lembro-me de ter-me estendido no chão e ficado ali silencioso diante dEle com reverência e alegria inexprimíveis.

Não sabia para qual serviço tinha sido aceito; mas uma profunda consciência de que não pertencia mais a mim mesmo se apossou de mim, a qual nunca mais me deixou.

Depois de alguns meses daquele episódio de consagração, senti intimamente que o Senhor me queria na China.

A CONSAGRAÇÃO é sempre o resultado de uma conversão poderosa e o SEGREDO DE UMA VIDA EM QUE O PODER DEVE SER ADQUIRIDO PELA ORAÇÃO E PELA FÉ.

Alguns se inclinam a considerar isso como um alvo e um fim em si mesmos; mas o seu verdadeiro valor consiste em ser um início: COLOCAR-SE NAS MÃOS DE DEUS, A FIM DE PREPARAR-SE PARA O SEU SERVIÇO.

É apenas a entrada numa classe superior na escola onde o próprio Deus ensina como deseja que O sirvamos.

Hudson Taylor tinha ainda muito a aprender antes de tornar-se um homem de fé que pudesse dar testemunho do que Deus pode fazer.

Ao pensar em ir para a China, ele sentiu que queria fazer isso pela fé, confiando em Deus para suprir as suas necessidades. Se ia confiar nEle na China, por que não aprender a confiar nEle na Inglaterra? O fracasso na China poderia ser fatal: Ele ia pedir a Deus que o ensinasse ainda em seu país a andar pela fé.

É necessário treinamento a sós antes de permitir que alguém se apresente em público como testemunha do poder da fé em Deus e da oração que prevalece e que faz esse poder se manifestar.
Eles nos ensinam que, se nossa obra missionária conjunta em público for reamente um trabalho em que O PODER DA ORAÇÃO DE FÉ deve ser manifestado, a fé possuída pelos crentes PRECISA TER SUAS RAÍZES PROFUNDAMENTE FIXADAS NA VERDADEIRA CONSAGRAÇÃO A DEUS e na INTEIRA DEPENDÊNCIA DO SEU GRANDE PODER OPERANDO EM NÓS.

Estamos estudando o problema missionário. Estamos buscando a resposta para a sua pergunta mais importante:

COMO A IGREJA PODE SER AVIVADA ESPIRITUALMENTE PARA FAZER DE TODO O CORAÇÃO O SEU TRABALHO, NO PODER QUE DEUS PODE DAR?

Tentamos aprender daqueles a quem Deus usou e abençoou especialmente qual o segredo da sua força. Deus enviou Hudson Taylor como um exemplo do que ELE PODE FAZER COM UM JOVEM QUE SE DEDICA INTEIRAMENTE A VIVER PELA FÉ, ENQUANTO BUSCA FAZER A OBRA DE DEUS.

O PROBLEMA MISSIONÁRIO É PESSOAL

O treinamento de Hudson Taylor para a comunhão com Deus foi intensamente pessoal. Desde que o Problema Missionário - Como Ganhar o Mundo para Deus - SÓ PODE SER RESOLVIDO PELA ENTREGA PESSOAL DE CADA CRENTE À TAREFA, podemos aprender desse servo de Deus.

É fácil dizer que a resposta consiste na ORAÇÃO DE FÉ que prevalece. Mas como pode cada crente ser treinado para isso? A lição é muito clara. Vimos o caminho pelo qual o PODER DA ORAÇÃO DE FÉ chegou até aquele servo de Deus. Ele se entregou totalmente ao trabalho de Deus; isto lhe deu a confiança de que Deus cuidaria dele e de todo seu trabalho.

A FÉ NÃO PODE FORTALECER-SE, SENÃO ATRAVÉS DO EXERCÍCIO
As dificuldades são o campo de prova da fé; elas lhe dão alimento e força. O crente que não compreende a dificuldade do trabalho missionário, por não estar intensamente interessado nele, não pode gozar do PRIVILÉGIO DA ORAÇÃO DE FÉ.

Queremos treinar todo crente a ter tamanho interesse no progresso da OBRA DO REINO DE DEUS que possa SENTIR e OUVIR o FARDO DA SUA GRANDE NECESSIDADE.

Só assim ele tem condições de perceber A IMPOSSIBILIDADE DE ELA SER FEITA SEM O PODER DE DEUS, e poder aprender a CLAMAR POR MAIS HOMENS E DINHEIRO, PELO PODER DO ESPÍRITO, e pela COLHEITA DE ALMAS.

Desejo Forte, Interesse e Esforço Pessoal, Fé no Poder de Deus Operando em Resposta à ORAÇÃO - Essas são as condições da oração que prevalece, da QUAL TODO CRENTE PODE COMPARTILHAR.

NECESSITAMOS ENCORAJAR O CRENTE MAIS SIMPLES A SABER QUE ELE PODE FAZER MUITO PELA CAUSA DE DEUS.


Nenhum comentário: