A Graça Comum
A graça comum se refere ao imerecido favor, amor e cuidado
providencial de Deus, estendidos a toda a raça humana em corrupção, pelos quais
Deus derrama Suas bênçãos sobre todos em geral, tanto sobre os salvos quanto
sobre os descrentes (Sl 145.8-9). Deus refreia Sua ira contra a humanidade
pecadora, concedendo a uma nação ou a uma pessoa o tempo necessário para que se
arrependa – o que vem a ser uma extensão da graça
comumdo Senhor.
A graça comum também pode ser constatada na obra do
Espírito Santo, quando este move o coração de uma pessoa ao persuadi-la(lo) e
convencê-la(lo) da necessidade de buscar a salvação por intermédio de Jesus
Cristo (Jo 16.8-11).
A Graça
Especial
Graça = Favor imerecido que Deus concede
ao homem.
A segunda maneira de Deus revelar Seu favor é através da graça especial,comumente
denominada de graça eficaz, efetiva ou graça salvadora. A graça de Deus é
eficaz na medida em que produz salvação na vida dos indivíduos eleitos que
depositam sua fé na morte de Cristo e no sangue que Ele derramou na cruz para
remissão de seus pecados. A graça eficaz é conhecida por experiência no momento
em que Deus ,
pela instrumentalidade do Espírito Santo, opera de forma irresistível na mente
e no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente crer em Jesus Cristo como seu
Salvador.
Os crentes em Cristo são chamados, não segundo suas obras de
esforço próprio, mas conforme a “determinação
e graça” de Deus (2 Tm 1.9).
O apóstolo Paulo é um exemplo clássico da chamada eficaz de
Deus. Ele foi chamado, não por sua vontade, mas “pela vontade de Deus” (1 Co 1.1). Na realidade, ele tentava destruir a
Igreja até o momento em que se converteu a Cristo, conversão essa que ocorreu
pela graça de Deus (At 9).A Demonstração da Graça de Deus
A graça de Deus se evidencia de diversas maneiras na vida de um
crente em Cristo.
Graça
Salvadora
A palavra salvação é um termo abrangente. Refere-se ao
ato redentor de Deus pelo qual Ele, no presente momento, redime o indivíduo da
penalidade e do poder do pecado, e, no futuro, libertará o crente em Cristo da
presença do pecado na ocasião da glorificação dos salvos. A salvação é um dom
gratuito de Deus, concedido a uma pessoa em virtude da graça, por meio da fé,
independente de qualquer obra ou mérito da parte da pessoa que o recebe. No
momento da salvação, a graça imerecida e a fé do crente são dons que procedem
diretamente do Senhor àqueles que põem sua fé em Cristo (Ef 2.8-9).
A graça da salvação, oferecida na atual dispensação, inclui cada
aspecto da obra redentora de Deus em favor dos crentes em Jesus e abrange a
redenção, a propiciação, a justificação, o perdão, a santificação, a
reconciliação e a glorificação para aquele que, pela fé, recebe a Cristo.
Graça
Santificadora
Deus, por intermédio do Espírito Santo,
providenciou dons espirituais sobrenaturais com o objetivo de equipar e
capacitar cada crente em Cristo para o seu ministério [i.e., serviço] na igreja
local.
Naquele momento em que a pessoa, pela fé, recebe a Cristo, ele
(ou ela) é santificado pela graça de Deus. A palavrasantificação significa “tornar santo” ou “separar
para Deus” com propósito ou uso sagrado. A Bíblia menciona pessoas, lugares,
dias e objetos inanimados consagrados (i.e., separados) a Deus. No que se
refere a um indivíduo, a santificação pode ser definida como a obra da livre
graça de Deus através do Espírito Santo, na qual Ele separa o crente para ser
amoldado ou conforme à imagem de Cristo.
As Escrituras se referem a três estágios de santificação pela
graça de Deus. O primeiro deles é o da santificação
posicional que diz respeito à
posição santa do crente perante Deus, fundamentada na redenção que Cristo
efetuou a seu favor.
O segundo estágio é o da santificação
progressiva, na qual o crente
em Cristo se encontra no processo de ser santificado através da Palavra de Deus
(Jo 17.17). Os crentes são exortados a crescer “na graça” (2 Pe 3.18); na busca desse crescimento, tornam-se
recipientes do favor imerecido que procede do Senhor. O crescimento na graça
não é obtido por meios naturais, mas se dá através do estudo da Palavra de Deus
(2 Pe 1.2-3,5-6,8). À medida que um crente em Jesus cresce na graça, o fruto do
Espírito se torna manifesto através da vida dele ou dela (Gl 5.22-23), levando
a pessoa a uma conformidade com a imagem e semelhança de Cristo (Rm 8.29).
O terceiro estágio é o da santificação
completa ou perfeita, que os crentes conhecerão por
experiência quando receberem seus corpos glorificados e se completar a sua
redenção (Rm 8.30; Ef 5.27). Esse acontecimento se concretizará na ocasião do
Arrebatamento da Igreja (1 Co 15.51-52; 1 Ts 4.16-17). (continua)