terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mesmo estando velho não se desviará.....

I SAMUEL 01: 24 Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.
JÓ 21: 11 Eles fazem sair os seus pequeninos, como a um rebanho, e suas crianças andam saltando.
PROVÉRBIOS 20: 11 Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta.
PROVÉRBIOS 23: 13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá.
PROVÉRBIOS 29: 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
PROVÉRBIOS 22: 16 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.
Hoje em dia, estudiosos falam a respeito do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, que no passado era vista como um adulto em miniatura e não como um ser com necessidades próprias.
Toda está mudança, que por um lado foi positiva, pois, hoje a criança é compreendida de maneira diferente e recebe cuidados que lhe proporcionam um saudável desenvolvimento de suas capacidades, por outro lado, tem sido negativa, visto que muitos pais perderam o controle de seus filhos.
Percebemos isto nos aspectos, como falta de limites, falta de criticidade, crianças imaturas ou maduras demais para idade, crianças que determinam o que querem e o que não querem, professores que são sujeitados as violências e rebeldias de seus alunos, crianças que sabem de cor seus direitos e desconhecem seus deveres, etc.
Mas, sabiamente a Palavra de Deus nos exorta a "Ensinar a criança enquanto pequena... Para que quando envelhecer não venha se desviar do seu caminho"....
A modernidade trouxe conceitos como: liberdade, estímulos, desenvolvimento, afetividade, que foram compreendidos por muitos, de forma invertida, que deixaram as crianças crescerem com rédias soltas, sem estabelecer para elas normas importantes, necessárias para formar homens capazes de manter-se na sociedade, de acordo com os padrões.
Podemos sentir os resultados desastrosos de tudo isto, ao nos depararmos com pais que não sabem mais o que fazer com seus filhos.
Mas, ainda temos esperança e cremos que o melhor caminho a seguir é utilizar a Bíblia, nosso manual de regras de vida e fé, para criarmos crianças felizes.
No dia das crianças pensamos muito em presentes, doces, passeios, mas será que não estamos nos esquecendo de lhes dar o maior de todos os tesouros?? Os valores que nos fizeram homens e mulheres capazes de vencer o mal que assola está geração!!!!
O que estamos deixando para nossas crianças ou melhor que tipo de homens serão nossas crianças???
Boa reflexão para uma semana abençoada.

Nenhum comentário: